verão com segurança

Balneários de Santa Maria e região recebem guarda-vidas

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Borges (Diário)
Nova Palma será uma das cidades que recebera guarda-vidas neste verão 

Com a chegada da estação mais quente ano, as pessoas procuram uma alternativa para se refrescar e fugir dos calorões. E os balneários são uma opção para minimizar as altas temperaturas.

Para este verão, Santa Maria e região receberão 21 guarda-vidas, sendo nove temporários e 12 militares. A Operação RS verão total começou no dia 21 de dezembro e tem previsão de término para 2 de março.

O contingente será distribuído nos oito balneários de Santa Maria e da Região Central. Restinga Sêca e São Francisco de Assis poderão receber três guarda-vidas, por ter uma área de banho mais extensa.  Já Santa Maria, Lavras do Sul, Toropi, São Pedro do Sul, Nova Palma e Jaguari, contarão com dois. 

Segundo o major Rafael, subcomandante do 4º Batalhão, os balneários que contam com dois guarda-vidas, as guaritas funcionam de terça a domingo e, os que tem três o expediente é de segunda a segunda, salvo se ocorrer impossibilidades. O horário de expediente dos guarda-vidas é das 9h às 12h e das 15h às 9h. 

- As recomendações é para as pessoas só se banharem em locais cobertos por serviços de guarda-vidas. E o mais importante é respeitar a área destinada pelos profissionais - explica o subcomandante.  

SEGURANÇA
De acordo com o major Antunes, chefe da assessoria de operações e defesa civil do Corpo de Bombeiros Militar, para aproveitar o verão com segurança, mesmo com contingente é preciso estar atento aos perigos que a água pode trazer e ara isso alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não entrar na água após ingerir bebida alcoólica
  • Só ir à balneários que tenham guarda-vidas
  • Crianças estar sempre acompanhadas dos pais ou responsável
  • Não deixar a água ultrapassar a linha da cintura
  • Evitar brincadeiras dentro da água
  • Nunca mergulhar de cabeça
  • Nas embarcações, sempre utilizar o colete salva-vidas
  • Não entrar em águas que possuem corredeiras 

O major ainda ressalta o cuidado que os banhistas devem ter após períodos de chuva. Segundo ele, mesmo que abra sol é preciso deixar o excesso da água diminuir, o relevo é vulnerável a mudanças, podendo aparecer buracos, pedras, pedaços de madeira e cacos de vidro, o que pode ocasionar acidentes.

Ele conta que quando alguém está se afogando e, não há guarda-vidas no local, o indicado é jogar uma corda, nunca perdendo o contato com a margem e, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no 193, e solicitar socorro

_ Quando alguém está se afogando pedimos que não entrem na água, na tentativa de salvar a pessoa. Infelizmente, quando isso ocorre a segunda pessoa também acaba sendo vítima de afogamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 3,3 mil processos da Justiça estão sendo digitalizados Anterior

Mais de 3,3 mil processos da Justiça estão sendo digitalizados

Próximo

Verão deve ser quente e seco no centro do Rio Grande do Sul

Geral